Um ranking chamado Henley Passport Index, que avalia trimestralmente o poder do passaporte de cada país espalhado pelo mundo, evidenciando quais têm o maior número de acesso a um novo destino.
Na mais recente atualização, o Brasil subiu uma posição, e se encontra agora em 19º, tendo acesso livre a 170 países, junto com a sua vizinha, Argentina.
Quem segue na liderança, há muitos anos, segue sendo o Japão, com liberações sem visto à 193 destinos, um a mais comparado ao ranking anterior, um recorde. A Ásia completa o pódio do índice com Cingapura e Coreia do Sul dividindo o segundo lugar, ambas com 192 autorizações.
Na sequência, vem a União Europeia, com quase 10 membros. Destaque para a Espanha, que ganhou uma posição e hoje empata com a Alemanha em 4º, com 190 acessos.
A curiosidade fica por conta do Reino Unido e Estados Unidos, que caíram um ponto, e estão em 6º (187) e 7º lugar (186), respectivamente.
Devido aos recentes conflitos com a Ucrânia, levaram a Rússia a sofrer diversas sanções, proibições de viagens e fechamento de espaço aéreo que limitaram os cidadãos a entrarem em outros países, levando ao país para sua pior colocação em 50º lugar, com muitas isenções de visto, ainda obtém 119 acessos.
Assim como a liderança, o passaporte com menos valorização também continua sendo o do Afeganistão, com apenas 27 países. Junto a eles, se encontram Iraque, Síria, Paquistão e Iêmennas com as menores pontuações da pesquisa.
FONTE: Forbes
Por Felipe Mina