Para abrir uma empresa em Portugal, o brasileiro deve dar entrada no visto de empreendedor, também conhecido como Visto D2. O documento é emitido pelo Consulado de Portugal no Brasil.
O custo do visto, incluindo a taxa de solicitação e a emissão do documento, é de €150 e demora cerca de 90 dias para ficar pronto. No entanto, o valor mínimo exigido para o capital social de abertura da empresa é de €5.000.
O ideal é que o brasileiro faça essa solicitação enquanto ainda estiver no país. Para isso, ele deve procurar o consulado de Portugal em sua cidade. Lembrando ainda que, se for casado ou tiver filhos, é importante enviar uma cópia da certidão de casamento e nascimento, respectivamente.
Antes de abrir uma empresa em Portugal, é importante ter o máximo de conhecimento possível para certificar que não terá contratempos ou prejuízos.
Para facilitar, veja as dicas abaixo:
- Viaje previamente como turista para experimentar e conhecer o país;
- Veja quais são as áreas promissoras em Portugal;
- Trabalhe com o que gosta e invista em seus negócios;
- Busque ajuda de empreendedores locais;
- Seja organizado e tenha persistência, pois como em qualquer lugar, abrir uma empresa em Portugal requer planejamento.
Carreiras de sucesso são marcadas pela persistência, inovação e ousadia e, Portugal é um lugar perfeito para explorar e ir em busca da realização dos sonhos. Evidentemente, com muito planejamento e um bom plano de negócios.
Agora que já sabe sobre abrir empresa em Portugal, se prepare, arrume as malas rumo a Portugal.
Portanto, não perca tempo!
Por Monique Santos
Data: 03/05/2021