Sistema de saúde na Polônia
Quando cogitamos mudar de país, sempre aparecem várias questões que precisam ser respondidas para que possamos nos preparar da melhor forma possível e ter menos surpresas no futuro. A saúde é uma dessas questões. Saiba aqui de como funciona a saúde na Polônia.
O sistema público de saúde é financiado pelo Fundo Nacional de Saúde (NFZ), e todos os cidadãos do país têm acesso a esse sistema, independente da sua condição financeira.
Todo estrangeiro que se encaixe em uma dessas opções pode se beneficiar da saúde pública gratuitamente:
- Ser empregado na Polônia: toda pessoa empregada tem uma porcentagem do seu salário destinada ao NFZ. Quem faz o repasse e cadastra a pessoa no sistema da Segurança Social (ZUS) é o próprio empregador. A família (cônjuge, filhos) do segurado também deve ser cadastrada, caso a pessoa não tenha seu próprio cadastro.
- Ser considerado refugiado.
- Ser desempregado e cadastrado no Escritório de Trabalho (UrządPracy).
- Ser segurado em países da União Europeia.
- Ser aposentado.
Como a maioria das pessoas vem de mudança por causa de trabalho, consequentemente podem usufruir da saúde pública por se encaixarem no primeiro item.
Se por um acaso a pessoa não se encaixar em nenhum dos itens, ela pode pagar o ZUS mensalmente e assim usufruir da saúde pública. Geralmente quem vem para estudar nas universidades acaba pagando a mensalidade do ZUS.
Planos de Saúde
Existem os planos de saúde privados, assim como no Brasil. Na maioria das vezes, funcionários terão convênio médico pela empresa. Cada um pode escolher entre os planos disponíveis e como é um plano de saúde empresarial, o valor mensal é bem abaixo do que se for contratar individualmente.
Até alguns anos atrás, planos de saúde privados não existiam na Polônia. Por esse motivo, ainda é uma área que vem crescendo e se desenvolvendo. Também tem a opção de pagar consultas médicas privadas, o que acaba não sendo muito em conta, já que na maioria das vezes uma consulta sai em torno de 100/150PLN ou até mais, dependendo da especialidade. Sem contar exames ou procedimentos hospitalares.
Hospitais privados, muitas vezes, oferecem pacotes, como por exemplo, pacote de check-up anual. No valor, está incluso tudo para fazer um check-up, como consulta e exames. Ou pacote de pré-natal, parto e pós-parto, ou pacotes de consultas pediátricas até 5 anos. Dependendo do hospital, a quantidade desses pacotes é enorme e os preços são bastante variados.
Sabemos que a maior parte dos brasileiros se muda para a Polônia por motivos de trabalho e o que acontece, nesse caso, é que o empregado e sua família terão direito a usar a saúde pública por pagar impostos e também o convênio médico particular pela empresa. O que acontece é que as empresas não explicam para seus funcionários como as coisas funcionam realmente.
Na maioria das vezes, apesar de ter um plano de saúde privado, se a pessoa precisar de algum procedimento feito em hospital como internações, cirurgias, partos, ela vai ser encaminhada para o hospital público. Isso acontece porque as empresas de convênios médicos não possuem seus próprios hospitais ou hospitais parceiros. Muitos brasileiros escolhem os planos mais caros por cobrir internação em hospital, mas ninguém informa, por exemplo, que existe hospital daquela rede só em Varsóvia e a pessoa mora em Cracóvia.
Ao contrário do que estamos acostumados no Brasil, os hospitais públicos poloneses são melhores equipados do que os particulares e muitos são comparados aos hospitais privados brasileiros. Claro que não podemos generalizar e falar que tudo é lindo e maravilhoso, existem hospitais antigos, que ainda não passaram por uma reforma, mas principalmente nas cidades grandes, como Varsóvia, Cracóvia e Wrocław os investimentos e as modernizações são constantes.
Por Monique Santos
Data : 06/05/2021