onload="jActivator()"

 Se por algum motivo resolvemos ou precisamos mudar de bairro ou cidade isso já causa algum temor e dúvidas em nossas cabeças e corações, quando a mudança é para outro país a decisão precisa ser tomada com muito mais cuidado e cautela. Embora os avanços tecnológicos permitam que praticamente coabitemos uma enorme aldeia global, trocar de país, conhecer e adaptar-se a uma nova cultura, hábitos, clima e idioma está longe de ser uma tarefa exatamente fácil.

 Há, porém, diversas formas de facilitar esse processo. E neste texto trataremos de como isso pode ser feito quando a mudança acontece para Portugal. Embora seja claro que existe uma língua portuguesa falada no Brasil e outra em Portugal, a adaptação ao idioma é, evidentemente, mais fácil do que em outros países. E esta é a primeira grande vantagem de migrar do Brasil para o país que nos descobriu há pouco mais de 568 anos.

 

Segurança

 Uma das maiores das muitas carências que os brasileiros encontram em seu país de origem é a questão da segurança. Por isso, ao resolver sair para morar em outra nação essa é uma questão imediatamente levantada. E, quanto a isso, o brasileiro pode ficar tranquilo. Literalmente. Atualmente e sob diversos aspectos, Portugal integra as mais distintas listas de países mais seguros para se viver no mundo. É possível andar a pé pelas ruas das grandes e pequenas cidades portuguesa sem medo a qualquer hora do dia.

 

Saúde pública

 Os hospitais públicos são de primeira linha em Portugal e não cobram nada para atender o público de zero a dezoito anos. A partir dessa idade, no entanto, os valores são praticamente simbólicos de tão baratos. É tradição também a presença do “médico da família”, que trabalha com controle e prevenção de doenças. Quando elas acontecem, os medicamentos para diversas delas são gratuitos e de qualidade.

 

Custo de vida

 O custo de vida em Portugal é consideravelmente mais barato do que no Brasil, levando-se em conta o retorno de qualidade dos serviços em relação às suas despesas. Quem recebe o salário mínimo (557 euros), vive de forma digna, embora sem luxo. A única reclamação ouvida constantemente a esse respeito é em relação ao preço dos aluguéis de imóveis, mas aí vai uma dica: morando de dez a vinte quilômetros do centro os aluguéis caem até pela metade do preço e não há dificuldade alguma no traslado casa-trabalho para quem não tem carro. Confira no próximo item que destacaremos.

 

Transporte público

 É de enorme eficiência e praticidade o transporte público em Portugal. E não só em comparação com o Brasil, em que a diferença chega a ser gritante, mas não deve nada aos melhores sistemas do mundo. A rede de transporte inclui ônibus, metrô, trem e avião. Todos com conforto. Por se tratar de um país de dimensões pequenas, é possível ir da capital Lisboa até o norte do país de trem em menos de quatro horas. No dia-a-dia você vai da sua casa ao trabalho ou à balada por um preço muito baixo mesmo morando afastado do centro. E as filas e transportes lotados ocorrem apenas muito raramente.

 

O país do momento

 Assim como já foram a França e a Inglaterra em determinadas épocas, Portugal é considerado o local onde se deve estar na Europa nos dias de hoje. Não só para turismo, em que há uma gama inesgotável de opções, como para morar e fazer negócios. É uma economia estável e crescente que oferece prosperidade nos mais diversos setores.

 

Interface consultoria consular

 Tudo pode se tornar uma experiência ainda mais atrativa caso você tenha direito à cidadania portuguesa. E para saber se tem e como se dá esse processo, não há nada melhor do que entrar em contato conosco. Aqui te deixaremos informado sobre tudo que você precisa saber para se tornar um cidadão português e sobre as vantagens de conseguir a naturalização!

 Fale com a gente! Há um mundo inteiro lá fora te esperando!