onload="jActivator()"

Sem sombra de dúvidas, a gastronomia do local que escolhemos para morar é um dos itens que devem constar em nossa lista. A culinária de um país é tão importante para sua identidade cultural quanto sua história ou idioma. Na Polônia a experiência gastronômica pode ser bem interessante além de surpreendente, pois não é uma comida facilmente encontrada por aí.

Assim como em muitos outro países da Europa, a comida polonesa é rica em vários tipos de carne (carne de porco, frango, vaca), repolho, cogumelos, pepino e batatas. Além disso, é famosa também pelos seus excelentes pães e deliciosas salsichas (páreo duro com as alemãs).

Os nomes podem nos parecer esquisitos, mas uma coisa é certa, sabor e tempero não faltam nessa culinária tradicional. Listamos aqui os mais tradicionais. Espero que se deliciem com a nossa seleção.

BARSZCZ CZERWONY

O Barszcz czerwony é uma sopa de beterraba com sabor  realmente intenso que é muito típica na Polônia. Muitos poloneses adoram uma tigela forte de Barszcz czerwony em um dia frio de inverno, servido com uma porção de smietana (creme azedo) por cima e com seu pão favorito ao lado.

BIGOS

É impossível imaginar os feriados tradicionais sem um prato de bigos caseiros, pois o bigos é um prato polonês muito tradicional. Seus ingredientes básicos são chucrute, repolho fresco, vários tipos de carne e salsichas, bacon, cogumelos secos, ameixas secas, cebola e especiarias. Normalmente você comerá com pão de centeio ou batatas. Não esquecendo que é tipicamente servida com uma ou duas doses de vodka.

CHŁODNIK

A Polônia serve algumas sopas realmente excepcionais, e Chłodnik é uma joia super saudável. É uma sopa de beterraba fria com ovo dentro. Apesar de ser muito parecida com a sopa Barszcz czerwony, mas ao mesmo tempo ela é bem diferente.  Normalmente, um ovo cozido é cortado à metade e decora o topo. Inegavelmente, o Chłodnik é instantaneamente reconhecível por sua rica cor rosa, além de a sopa ser uma entrada comum em todo o país. 

GOŁĄBKI

Gołąbki é um prato polonês tradicional e típico, assim feito de carne de porco picada com um pouco de arroz, cebola, cogumelos e envolto em folhas de repolho branco. Existem também outras variações de recheios, como frango, carne de carneiro ou sem carne. Antes de servir, o repolho é frito na gordura e ele vem com um molho de tomate, champignon ou pepino cremoso.

Com um sabor delicioso e um aroma sensacional, esses pãezinhos de repolho são fáceis de devorar e de se apaixonar. Curiosamente, o termo gołąbki significa, na verdade, “pombinho”, mas não há um pássaro cozido dentro dele. A lenda polonesa afirma que o rei Kazimierz alimentou o seu exército com gołąbki, antes de uma batalha contra a Ordem Teutônica, então a sua improvável vitória foi atribuída à refeição com gołąbki.

KIEŁBASA

Salsichas… que país não tem suas salsichas típicas?! Na Polônia você encontrará uma variedade enorme, feitas de “tudo” o que você imaginar, de peru ao bisão. Entretanto, uma das mais famosas é a Krakowska, uma especialidade da Cracóvia, temperada com pimenta e alho. Outra que se destaca é a  Kabanosy, uma salsicha fina e seca aromatizada com sementes de alcaravia.

KOTLET SCHABOWY

Este é um dos mais deliciosos e antigos alimentos poloneses, que remonta ao século XIX. Aliás, é outro que eu gosto muito. Muito semelhante ao tradicional schnitzel vienense, é a variação polaca de uma costeleta de porco frita. Feita a partir do lombo de porco a milanesa (servida com ossos ou sem), normalmente é servido com salada de repolho, beterraba, batata e outros vegetais.

Portanto é sucesso em casamentos e jantares de família no país. Apesar do fato de que os ingredientes não são poloneses, sua associação com o país é enorme. Se você não gosta de carne de porco, tente provar a costeleta de frango que é feita da mesma forma que a de porco.

KRÓWKI

Uma das grandes surpresas da culinária polonesa nada mais é que uma bala / bombom. Entretanto é impossível resistir ao melhor doce polonês de todos os tempos, o krówki. Cada um é embalado individualmente em papel amarelo com uma foto de vaca. Aliás, a tradução literal de krówki é “pequenas vacas”.

Os primeiros krówki foram feitos pela família Pomorkis em 1930. A receita original contém leite, açúcar, manteiga e sabor de baunilha, mas existem muitas variações. Quando feitos à mão, são crocantes por fora e macios por dentro.

OBWARZANEK

Se você estiver com viagem marcada para a Cracóvia, não deixe de degustar muitos obwarzanek. Nada mais é do que um bagel (ou em outros formatos) polvilhado com sementes de papoula ou sezame, e você encontra cada esquina.

Sem falar que é o único alimento polonês que é protegido pela União Européia. Além disso, ele está listado também na Lista de Alimentos Tradicionais. Sua história remonta ao século 14 e sua popularidade nunca caiu. Todos os dias, os padeiros cracovianos preparam mais de 200 mil obwarzanek. Deste modo, se tornaram um símbolo não oficial de Cracóvia.

OSCYPEK

Um dos pratos típicos para experimentar na Polônia mais imperdíveis! Sem dúvida, os amantes de queijos precisam experimentar esta maravilha da culinária polonesa. Oscypek é um queijo feito de leite de ovelha, e é delicioso frio ou cozido. Vindo do alto das montanhas polonesas Tatra, é um prato de marca registrada. A forma mais comum de comê-lo é grelhado e servido com molho de cranberries ou morangos e alface ou rúcula.

PACZKI

Ahh, o Paczki! – todo mundo adora um Paczki. Nada mais, nada menos que o sonho da Polônia. Sendo assim, este pão com cobertura de açúcar é recheado com diversos sabores. Um dos sabores mais populares é o de morango. Outros sabores que fazem sucesso são o de creme e chocolate. Facilmente, você encontra o paczki em padarias de todo o país.

PIEROGI

Sem dúvidas é dos pratos típicos para experimentar na Polônia e também em vários países do Leste Europeu. Sem falar que ele é um dos pratos poloneses mais clássicos e conhecidos. Dessa maneira, é uma verdadeira comida nacional.

Pierogi ou pierożki são feitos de massa fina e podem ser salgados ou doces. Assim sendo, os recheios populares incluem carne, chucrute, queijo cottage, cogumelos, batatas cozidas com cebola frita ou frutas da estação (como mirtilos e cerejas).

POLSKIE NALEŚNIKI

Aqui está o equivalente polonês dos crepes franceses. Polskie naleśniki são finas panquecas com qualquer tipo de recheio que você pode sonhar. Pode ser tanto doce, quanto salgado. As mais tradicionais são as de queijo, misturado com açúcar, geleia, frutas. Você encontrará ainda de carne e legumes – todos igualmente saborosos.

ROSÓŁ

Rosół é uma das sopas mais populares na Polônia. Semelhante a nossa sopa de galinha com macarrão ou caldo de galinha, ela é muito tradicional. Na versão polonesa não pode faltar frango, cebola, alho-poró, aipo verde, salsa, repolho e pimenta. Sendo assim, é um prato perfeito para nos aquecer do frio brutal no inverno.

ZAPIEKANKI

Uma maravilha da cozinha polonesa. E o melhor de tudo, delicioso. Um pedaço fino de pão, com cogumelos e uma variedade de coberturas. Enquanto baguetes franceses e pizza italiana podem parecer semelhantes, para o polonês, nada pode realmente substituir o seu amado zapiekanki .

Dessa forma, você encontra em todos os cantos do país. Com infinitas possibilidades de recheio, incluindo salame, espinafre, queijo defumado, picles, abacaxi, queijo feta, molho de alho e cebolinha. Então sempre que bater aquela fome, esta é uma das melhores comida de rua do país. 

ŻUREK

Provavelmente a sopa polonesa mais tradicional. A característica incomparável dessa sopa é o seu sabor amargo. Mas não é um amargo como limão, o sabor é mais delicado e característico. Um tanto quanto exótica, mas eu gosto muito.

O caldo de centeio azedo é feito de ervas e farinha. Ele ferve por algum tempo antes de adicionar ovos cozidos picados, linguiça defumada, salsicha crua, batatas, cogumelos e bacon. Geralmente é servido dentro de um pão grande e crocante. Portanto, se você for para outros países do Leste Europeu, grandes chances de encontrar a sopa Żurek lá também.

Deu água na boca? Fica a dica. Além de ter as melhores universidades da Europa, um dos países que mais se destaca no surgimento de startups, a Polônia sem sombra de dúvidas é um país que tem uma cultura gastronômica de dar água na boca.

Monique Santos