Cansados do trânsito, barulho, poluição e lixo causados pelos turistas, muitos destinos populares na Europa estão trocando os slogans de suas campanhas: o “venham nos visitar” de antes se transformou em “por favor, não venham”, numa estratégia voltada ao anti-turismo, com medidas para desencorajar visitantes – algumas bastante severas.
Tomado por visitantes, grande parte dos destinos europeus tornaram-se praticamente inabitáveis para seus moradores locais e estão superlotados, inseguros e desconfortáveis. A beleza, serenidade e simplicidade de muitos dos lugares mais desejados do continente não estão mais conseguindo sobreviver ao fluxo de milhões de pessoas ano após ano.
Embora esse ainda não tenha se tornado um problema oficial para a União Europeia, o debate sobre como lidar com o excesso de turistas já começou. O enorme número de visitantes, que antes era muito bem visto pelos países, hoje é a causa de uma reação negativa coletiva.
“O excesso de turismo já é tão agudo que destinos populares estão fazendo o impensável e tentando desencorajar ou bloquear chegadas”, publicou o “The Guardian”. “Os lugares mais perfeitos do mundo estão sendo transformados em cenários para selfies de turistas. O overtourism na Europa está tornando os destinos no oposto do que costumavam ser“.
Leia mais em: https://forbes.com.br/forbeslife/2023/08/chega-de-turistas-overtourism-na-europa/