onload="jActivator()"

Cidadania Italiana

Cidadania é patrimônio para você e para seus descendentes.

Não importa se você é um estudante brasileiro procurando por vaga numa conceituada universidade italiana ou um casal procurando por uma oportunidade de emprego, até mesmo um aposentado buscando mais qualidade de vida nas belezas do mediterrâneo, enfim não importa qual seja seu principal objetivo, o importante é você não achar que as principais vantagens em adquirir a cidadania Italiana são apenas aquelas que você tradicionalmente conhece: gastronomia, moda, arte, o Vaticano entre outras…

Prepare-se para ter muito mais da Itália!

Qualidade de vida é o ponto alto de morar na Itália, sabe por que?

Com a dupla cidadania além de tudo o que você já conhece, você terá o direto à morar como cidadão italiano com todos os direitos sociais garantidos, educação, saúde, segurança, compra de imóveis, empreendedorismo, transporte – que não é um dos melhores da Europa, mas atende perfeitamente – além do baixo custo de vida! Acima de tudo a Itália é um país rico em cultura, tendo como referência, Roma, Florença, Firenze, Milão, considerando também a sua musicalidade e os próprios italianos que de uma certa forma são bem receptivos aos brasileiros.

De qualquer maneira, já fica o aviso: guardadas as devidas proporções, viver na Itália é consideravelmente mais barato do que viver no Brasil.

Partimos da ideia de que, não importa com o que uma pessoa trabalhe, ela sempre poderá pagar um aluguel, suas contas e o mercado para todo o mês. Além disso, os italianos não convivem tão de perto com a inflação e, assim, os preços são estáveis – e menores.

Lá, sequer existe uma versão traduzida para a palavra latrocínio, e: “pode caminhar tranquilo”, “tá fechado o sinal?  tudo bem”, “vou sair do trabalho quando já é escuro, mas quem se importa?”. São frases que fazem falta, não é? E não tem dinheiro que pague a liberdade. Por aqui, no máximo, pequenos furtos.

O passaporte italiano está na 3ª posição do ranking mundial para 2018, com acesso 175 países pelo mundo, juntamente com Dinamarca, Finlândia, França, Japão, Noruega, Suécia e Reino Unido.

Quer mais benefícios?

  • Ser cidadão europeu;
  • Maior qualidade de vida a um custo mais baixo;
  • Pagar menos impostos nos produtos
  •  O passaporte italiano é o 5º do ranking dos mais poderosos, com acesso a 175 países juntamente com Dinamarca, Finlândia, França, Japão, Noruega, Suécia e Reino Unido.

A nacionalidade é muito almejada por jovens que planejam estudar na Europa. Integrantes da União Europeia têm acesso facilitado a universidades, que podem custar até três vezes menos para cidadãos europeus.

Além de vantagens acadêmicas, a dupla cidadania facilita a vida dos viajantes na entrada e saída dos países que integram a União Europeia. Adeus a filas – Quem já foi para a Europa sabe como funciona a imigração. Ao chegar a qualquer um de seus aeroportos, cidadãos com o passaporte português à mão ingressam em uma fila diferenciada, por onde passam sem delongas e livres de interrogatórios. Estrangeiros são obrigados a responder a diversas perguntas sobre duração e motivo da viagem, além de muitas vezes ter que demonstrar renda suficiente para permanência, seja a trabalho ou turismo.

Destino preferido dos brasileiros, os EUA, que mantêm estreitas relações com a União Europeia, não exigem dos detentores do passaporte da Comunidade Europeia o visto de entrada para o país. Na alfândega americana, os visitantes são divididos em americanos, europeus e ‘‘outros’’.

A possibilidade de viajar para os Estados Unidos sem a necessidade de tirar qualquer tipo de visto tem sido responsável por um aumento no número de pedidos para obtenção de dupla cidadania por descendentes portugueses residentes no Brasil.

Quem tem direito a cidadania italiana?

Todo descendente de italianos, independente de geração, tem direito à cidadania. Contudo, o procedimento para o reconhecimento pela via administrativa somente pode ser realizado no local onde a pessoa é residente; devido à longa demora dos consulados, muitos interessados dispõem-se a transferir o seu domicílio para a Itália, onde o processo é bastante rápido. Contudo, é possível pleitear o reconhecimento da cidadania por via judicial, sem ir à Itália, após a permanência na fila do consulado por mais de 730 dias.

Na hipótese de haver uma mulher descendente em linha reta do antepassado italiano da pessoa interessada, é necessário verificar a data de casamento dessa mulher e as datas de nascimento de seus filhos. Se posteriores a 01/01/1948, o procedimento será idêntico aos casos de transmissão por derivação paterna – pela via administrativa. Entretanto, se esses eventos ocorreram anteriormente a essa data, é possível o reconhecimento por via judicial. Mas, não se preocupe, porque o processo é rápido e não custa muito caro. Conduzimos todo o processo juntamente com nossos associados na Itália. O cliente trata do assunto diretamente conosco, no Brasil.

Se o seu antepassado italiano tiver se naturalizado brasileiro, somente será possível requerer a cidadania se os filhos dele tiverem nascido antes da naturalização. Será um prazer ajudá-lo nessa análise.

Referente ao antepassado italiano

  • Registro de Nascimento original (estratto dell`atto di nascita) do antepassado italiano;
  • Certidão de casamento;
  • Certidão negativa de naturalização;
  • Certidão de óbito (se houver).

Referente aos Descendentes

  • Certidão de Nascimento dos descendentes em linha reta do antepassado italiano até o solicitante;
  • Certidão de Casamento de todos os descendentes em linha reta do antepassado italiano. Se o(a) requerente for divorciado(a), outros documentos são necessários;
  • Certidão de óbito (se houver);
  • Providenciamos a documentação necessária e a retificação de documentos.

SAIBA SE VOCÊ TEM DIREITO!

Agende uma visita com o nosso consultor. Iremos ao seu encontro com toda segurança e conforto para você e sua família.

      #CIDADANIAPARATODOS
      X
      Olá, bem-vindo(a) ao atendimento online da ICC - Interface Consultoria Consular

      Por gentileza, digite seus dados:
      Por favor, informe-nos sobre qual serviço tem interesse em saber mais:*