Nacionalidade
ESPANHOLA
Saiba quais são os documentos necessários para encaminhar a nacionalidade espanhola.
A documentação de um processo de nacionalidade varia de acordo com o fundamento do pedido, ou seja, cada caso é um caso.
Portanto, caso tenha interesse de saber qual a documentação exigida para o seu processo, orientamos entrar em contato com um dos nossos advogados através do e-mail ou ligar para um dos nossos escritórios, no Brasil ou na Espanha.
Documento para Cidadania de Filho (a) de ESPANHOL
A ICC | Interface Consultoria Consular sempre irá te ajudar a retirar todos os documentos necessários, tanto no Brasil quanto na Espanha.
Nosso pessoal é treinado para entender a sua necessidade e trabalhamos para conseguir agilidade em seu processo.
Segue a lista de documentos necessários:
Formulário preenchido de pedido de nacionalidade;
TIE – “tarjeta de residência”, original e cópia (carteira de estrangeiro – residência);
O passaporte original e cópia de todas as suas páginas;
A certidão de “empadronamiento” (documento que deve ser feito indicando o endereço em que você está vivendo na Espanha);
A certidão de nascimento do Brasil, que não pode ter mais de 6 meses e que deve ser devidamente legalizada em cartório brasileiro;
Se casado, a certidão de casamento original, que também deve ser legalizada em cartório brasileiro;
Documentos original e cópia (vários) que comprovem que tem renda para morar na Espanha (contracheque, contrato de trabalho, entre outros);
Prova de conhecimentos constitucionais e sócio culturais da Espanha e o DELE, para avaliar o nível de espanhol, no Instituto Cervantes e apresentar os diplomas conseguidos com os demais documentos.
Fonte: (EuroDicas)
# Nova lei para netos de espanhóis
Entre 2009 e 2011, netos de espanhóis, independente de sua idade, eram elegíveis à cidadania. Essa regra era regida pela Lei de Memória Histórica 52/2007.
Após 2011, de acordo com o artigo 20 do Código Civil espanhol, somente netos menores de 18 anos poderiam requerer a cidadania. E, entre 18 e 21 anos, deveriam declarar o interesse em continuar como cidadão espanhol, sob a pena de perder o direito para sempre.
Aos netos maiores de 18 anos, a única forma de requerer a cidadania espanhola era com moradia fixa e legal, de forma contínua, pelo período mínimo de 12 meses em território espanhol.
Mas temos finalmente uma novidade!
Em junho de 2018, o senado espanhol votou e aprovou, por unanimidade, a proposta de lei de cidadania espanhola para netos maiores de 18 anos.
O projeto de lei já foi aprovado no senado espanhol. Em julho passou pela aprovação da Câmara dos Deputados e já foi publicado no Boletim Oficial das Cortes (BOE). O prazo final para esta etapa acabou no último dia 17 de setembro. Ainda estamos aguardando mais informações sobre como será o novo processo.
Mas você será beneficiado com essa nova lei?
Veja na lista abaixo quem será beneficiado quando a nova lei entrar em vigor em definitivo:
* Netos(as) de mulheres espanholas que nasceram na Espanha e cujo seu cônjuge não tenha cidadania espanhola antes de 1978;
* Netos de cidadãos espanhóis que emigraram e ganharam nacionalidade espanhola no país de residência e depois perderam antes do nascimento de seus filhos – ou filhas;
* Netos de Espanhóis que não manifestaram o desejo de manter a cidadania espanhola antes de completar 18 anos;
* Filhos de brasileiros que obtiveram cidadania espanhola por meio da Lei de Memória Histórica 52/2007 e que não puderam requerer a nacionalidade espanhola quando ela estava em vigor porque já eram maiores de idade.
Documentos aqui solicitados não servem para todas as conservatórias, somente onde trabalhamos.
SAIBA SE VOCÊ TEM DIREITO!
Agende uma visita com o nosso consultor. Iremos ao seu encontro com toda segurança e conforto para você e sua família.