onload="jActivator()"

Portugal é um ótimo país para quem busca mais tranquilidade, qualidade de vida e segurança. É um país pacato, pequeno (com 10,3 milhões de habitantes) e com baixos índices de criminalidade. 

Sem dúvida, quando temos um filho a nossa primeira preocupação é com a segurança dele, de pode ir e vir da escola, de poder brincar livremente, sem medos. Infelizmente no Brasil existem poucas cidades onde isso ainda é possível fazer sem nenhum receio. 

As famílias que pretendem recomeçar no exterior e criar os filhos na Europa, devem levar em consideração alguns quesitos como o custo de vida no país, como é a saúde do país e se há escolas públicas de boa qualidade são alguns dos principais questionamentos.

Com planejamento, é possível imigrar e buscar mais qualidade de vida para sua família. Mas o primeiro passo para isso, é ter uma boa reserva financeira ou rendas mensais para se sustentar. 

Se você for para trabalhar no exterior, precisará primeiro conseguir um emprego, fazer o visto de trabalho e em paralelo organizando a mudança. 

Integrar a família nessa mudança de país é muito importante. Converse com seus filhos, mostre fotos, vídeos, ouça a opinião deles. 

Desse modo, é muito importante que a família esteja empenhada para que todos fiquem felizes e realizados ao mudar de país. 

A educação no país europeu possui muita qualidade e você poderá optar por escolas públicas ou privadas. Ao morar em Portugal com filhos, primeiro você precisará conhecer o sistema de educação do país e saber como as coisas funcionam. 

Até os 3 anos o ensino não é obrigatório, por isso, você precisará de sorte para conseguir uma vaga em creche privada. Os valores das creches em Portugal variam entre € 250,00 a € 300,00. 

Também existem algumas opções de creches que são subsidiadas pelo governo. O valor do pagamento mensal dependerá dos rendimentos dos pais no Imposto de Renda (IRS).  

A partir dos 3 anos, o ensino é obrigatório e você conseguirá uma vaga garantida para se filho. O ano letivo inicia sempre em setembro e as inscrições são feitas nos Agrupamentos de Escolas no primeiro semestre. 

Ao morar em Portugal com filhos, você tem acesso a muitas opções de lazer como praças, parques, parquinhos infantis e praias.

Além das opções gratuitas de passeios ao livre, muitas cidades possuem parques indoor para as crianças brincarem e para fazer festas de aniversário. 

Desse modo, opções de lazer para as crianças em Portugal não faltam. Outras atividades são os zoológicos, parques aquáticos, aquários e quinta pedagógicas, que são fazendinhas municipais, com animais, plantações e que as crianças podem visitar com a escola ou em família. 

As 15 melhores cidades de Portugal para viver de acordo com cada perfil.

Entre as melhores cidades para morar em Portugal estão Leiria, iseu, Guimarães, Matosinhos, CascaisBraga, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Figueira da Foz. 

Por outro lado, quem quer bastante sossego, tranquilidade e imóveis mais baratos, pode optar por cidades pequenas, como vilas e aldeias, que fiquem próximas de grandes centros. 

É surpreendente como as crianças se adaptam rápido e os pais podem ajudar nesse processo. A facilidade do idioma português ajuda, ainda que existam muitas expressões e palavras diferentes. 

Até os 6 anos é a idade ideal para mudar de país com filhos, até mesmo para um país de língua diferente. As crianças são esponjas e conseguem aprender idiomas com muita facilidade, desde que sejam estimuladas. Mas nada impede que você mude de país com filhos mais velhos. 

Envolva seus filhos nesse processo de mudança, converse, mostre os pontos positivos de mudar para a Europa. Como o acesso à cultura, parques ao ar livre, e a facilidade de estar próximo de muitos países para viajar dentro do continente europeu. 

Com muito planejamento, tenho certeza que você e sua família vão gostar de morar em Portugal com filhos. Pesquise bastante, leia sobre o custo de vida e quanto você precisar ganhar para garantir o conforto e bem-estar da sua família e o mais importante procure um consultor especializado que auxiliará em todo processo de mudança.

Monique Santos

07/05/2022