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Devido a pandemia da COVID-19, onde a maioria dos consulados estrangeiros do estado de São Paulo permaneceram fechados, muitos clientes não conseguiram enviar seus pedidos nos anos de 2020 e 2021, levando a alta procura das emissões de vistos, passaportes e cidadanias nos dias de hoje.

Visto americano

O atendimento para os Estados Unidos é um dos mais concorridos, não só por ser o destino preferido dos brasileiros, como também porque o país passou a exigir vistos de turismo para passageiros do Brasil em 2012, tendo suas validades exatamente em 2022. E pra piorar, o tempo de espera pelo documento está em 365 dias.

A unidade norte americana estendeu o prazo de validade em que os vistos devem ter para que sejam renovados, de 12 para 48 meses, e sem entrevista. Exceto para primeiras vias ou datas de emissão feitas com menores de 16 anos à época.

Com a equipe reforçada, o volume de atendimentos é maior do que antes da pandemia. Mesmo assim, medidas sanitárias ainda são necessárias, impedindo o local de receber mais visitantes. Em nota, o consulado paulista informou que está trabalhando para aumentar a disponibilidade de agendamentos para os vistos e pede para que as pessoas planejem suas viagens com antecedência, e evitem a compra de passagens sem o visto em mãos.

Cidadania italiana

Outro serviço com bastante demanda é a cidadania italiana, com fila de até 150 mil pessoas, com registros de 20 mil novos pedidos por ano para qualquer pessoa que consiga comprovar sua descendência italiana, independente do grau de parentesco.

O escritório foi totalmente fechado durante a pandemia apenas por 3 meses, e aproveitou o período para uma reforma, aumentando seu espaço para comportar novos guichês. Antes da pandemia, 60 passaportes eram emitidos por dia. Agora, a média é de aproximadamente 130, com um pico de 180 no segundo semestre de 2021, batendo recorde de 8.450 pedidos no ano. Em 2019 foram cerca de 7.000.

Porém, outros serviços como alterações no estado civil de cidadãos italiano e no cadastro de residentes, teve um aumento de três meses e meio para suas devidas entregas.

Problemas técnicos no consulado português

No site da embaixada portuguesa, há reclamações sobre o sistema de agendamento dos serviços, e claro, se agravou no período da pandemia, com a espera para retirada de passaporte chegando a mais de nove meses.

Para tirar a foto do passaporte, é preciso renovar o Cartão Cidadão português, equivalente ao nosso RG, em seguida, o documento de identificação português, ambos com validade de 5 anos.

No ano passado, o atendimento foi bem limitado, e ainda foram emitidos 20.826 documentos de identificação e 20.576 passaportes, além de 5.000 pedidos de nacionalidade. O que pode ter causado a sobrecarga no site da unidade.

Todos os meses são liberadas 2.500 vagas de atendimento na agenda de médio prazo, e por quinzena, outras 200 vagas adicionais de curto prazo. Mas os usuários reclamam que não conseguem encontrar por conta das instabilidades na página.

O cônsul-adjunto de Portugal em São Paulo, Jorge Longa Marques, informou que um novo modelo de site e de agendamento com recurso a uma plataforma centralizada no Ministério dos Negócios Estrangeiros, vem sendo trabalhado para solucionar este problema.

Enquanto isso, a sede conta com 2 novos balcões, 6 no total, permitindo realizar até 240 atendimentos por dia, quase 4.800 atendimentos por mês.

Fonte: g1.com

Felipe Mina

08/07/2022