Você gosta de natureza diversa, cidades repletas de história e comida deliciosa após uma longa temporada de exames? Se você respondeu sim a essas três perguntas e deseja estudar em algum lugar da Europa – existe uma solução perfeita para você: Estude na Polônia!
A tradição polonesa de educação acadêmica remonta a 1364 quando o rei Casimiro, o Grande, percebeu o quanto era importante ter uma classe de pessoas instruídas. Assim, a Academia de Cracóvia, hoje conhecida como Universidade Jagiellonian, foi estabelecida.
Hoje, a Polônia tem mais de 450 IESs (instituições de ensino superior) para escolher e como membro da rede Sócrates-Erasmus, a Polônia lentamente construiu uma reputação para os estudantes que desejam obter uma experiência de estudo inesquecível e um diploma reconhecido internacionalmente. Antes da pandemia, havia 72.743 estudantes estrangeiros de 170 países estudando na Polônia no ano passado e os números crescem constantemente.
Para muitos estudantes, o custo é uma das principais preocupações quando se procura estudar no exterior. Afinal, é preciso levar em conta livros, transporte, alimentação e propinas. Aqui é onde a Polônia entra como uma ótima alternativa. Enquanto as universidades polonesas seguem os padrões de estudo de Bolonha e oferecem educação de primeira, o custo é razoavelmente baixo em comparação a outros países da Europa.
Apesar de ter uma das economias europeias de crescimento mais rápido, a Polônia ainda tem preços relativamente baixos. E como estudante você tem muito em que pensar. Para se ter uma noção, um apartamento compartilhado no centro da cidade custará entre 110-170 USD, um quarto em um dormitório estudantil com cerca de 100 USD.
O transporte público é barato e oferece desconto para os estudantes e, nos meses mais quentes, você pode usar bicicletas públicas quase gratuitas.
Mas sabemos que estudar é mais do que se preocupar com os exames e observar os preços. Morando na Polônia, você pode encontrar maneiras de relaxar e descontrair, independentemente de onde você se encontra. Até as universidades entendem a importância do relaxamento.
Todos os anos, cada universidade organiza seu próprio carnaval chamado Juwenalia. Durante a Juwenalia, todas as aulas são canceladas para que todos tenham tempo para festejar.
Com 16 locais do patrimônio mundial da UNESCO na Polônia, uma rica história que se estende por séculos e uma vida noturna agitada, a Polônia certamente transformará seu tempo de estudo em uma experiência inesquecível.
Por fim, a hospitalidade está profundamente enraizada na cultura polonesa. Espere que todo convite casual para o jantar termine como um banquete de três pratos. As avós polonesas sempre encontrarão um motivo para alimentá-lo mais e os poloneses não hesitarão em oferecer seu apartamento por uma noite, se você tiver problemas. O povo polonês considera a história uma parte importante de sua identidade e os habitantes locais terão prazer em contar histórias de tirar o fôlego sobre sua cidade natal, tornando-se instantaneamente um guia turístico gratuito e atraente.
Não importa onde você se encontre, de cidades movimentadas a pequenas vilas, sua estadia na Polônia sempre será confortável e interessante.
A Polônia é um país geograficamente diverso e tem um clima a condizer. Com seu clima moderado, a Polônia oferece elementos marítimos e continentais. Isso significa que você pode esperar muitos dias de sol, mas também muitos dias de chuva e não se surpreenda quando o verão estiver bastante quente ou chuvoso. Os invernos na Polônia são normalmente muito frios, com temperaturas que caem abaixo de zero e com muitos dias de neve.
Vistos de estudante para a Polônia
Se você precisa de um visto de estudante ou não, depende de qual país você se candidata. A regra geral é que você precisa de um visto para entrar na Polônia. A boa notícia é que existem vários países livres desse requisito, para o brasileiro é necessário o visto de turista que é válido para 90 dias. Em outras matérias iremos detalhar.
A Polônia faz parte da zona Schengen, portanto, você pode solicitar um visto polonês e viajar por toda a Europa (excluindo Reino Unido, Irlanda, Chipre, Bulgária, Romênia, Croácia e países fora da UE). Os requisitos para estudar, no entanto, são outra história.
Geralmente, estudantes de países da UE / EEE não precisam solicitar um visto de estudante, mas precisam registrar sua estadia na Polônia. Você precisa fazer isso se pretende ficar por mais de três meses.
Para registrar sua estadia na Polônia, você deve fazê-lo no Escritório de Voivodato (Província). Existem dezesseis escritórios, e eles estão localizados nas principais cidades polonesas. Então, um para cada região administrativa na Polônia.
Os estudantes de fora da UE precisam solicitar um visto de estudante para estudar na Polônia. O ideal é ir para o país com visto e seguro saúde em mãos. Os estudantes da UE que possuem o Cartão Europeu de Seguro de Saúde têm direito a serviços de saúde gratuitos. Se você não possui este cartão, poderá obter um seguro de saúde em seu país de origem ou comprar um seguro de saúde na Polônia. O custo é de 40 PLN por mês, o que equivale a 10 dólares americanos.
Para estudantes de fora da UE, é recomendável adquirir seu próprio seguro médico internacional antes de chegar à Polônia. Caso contrário, eles deverão assinar um contrato voluntário de seguro de saúde com o Fundo Nacional de Saúde (Narodowy Fundusz Zdrowia – NFZ) e pagar suas próprias taxas de seguro, que totalizam cerca de 17 dólares por mês. Com o seguro, você tem direito a assistência médica gratuita e pode usar clínicas e centros de saúde da universidade, se necessário.
Entre em contato e consulte um dos nos consultores sobre a documentação necessária para estudar na Polônia.
Por Monique Santos
30/03/2021