Quais os países abertos para os brasileiros atualmente? Preparamos uma lista de países com as fronteiras abertas. A cada postagem um continente com detalhes importantes para informar de cada país. As restrições de viagens durante a pandemia de Covid-19 afetaram os planos de muitos turistas, mas muitos países já aceitam brasileiros vacinados ou mesmo sem vacina.
Países abertos para brasileiros
Neste momento são mais de 100 países abertos para os brasileiros. Nesse post detalharemos as regras das nações mais importantes e procuradas pelos viajantes do Brasil no mundo todo. Neste texto abordaremos a Europa.
Albânia
Todas as restrições de entrada na Albânia foram suspensas em 1º de julho de 2020, permanecendo as regras pré-pandemia. Brasileiros podem viajar para a Albânia como turistas, sem visto.
Exigências: Apresentar uma das seguintes documentações:
- certificado de vacinação completa há pelo menos 14 dias antes da chegada;
- teste de antígeno realizado no máximo 48h antes da chegada
- RT-PCR até 72h antes da chegada;
- certificado de recuperação de Covid-19 há no máximo 6 meses antes da chegada.
Alemanha
Exigências: Apresentar comprovante de vacinação completa há pelo menos 14 dias antes do embarque, em inglês, francês, alemão, italiano ou espanhol, com as vacinas AstraZeneca (Vaxzevria), Janssen, Moderna (Spikevax) ou Pfizer-BioNTech (Comirnaty) – menores de 12 anos acompanhados de pais ou responsáveis vacinados estão isentos.
Armênia
A Armênia reabriu as fronteiras para turistas estrangeiros em 14 de agosto, porém suspendeu a emissão do visto na chegada (visa on arrival).
Exigências: Apresentar teste RT-PCR negativo para Covid-19 realizado até 72h antes da chegada em inglês, armênio ou russo ou certificado de vacinação completa há pelo menos 14 dias antes da chegada (neste caso será realizado um exame RT-PCR na chegada, seguido de quarentena até o resultado, às custas do passageiro). As regras não se aplicam a menores de 1 ano.
Bélgica
Exigências: Apresentar certificado de vacinação completa com uma das seguintes vacinas há pelo menos 14 dias: AstraZeneca (Vaxzevria ou Covishield), Janssen, Moderna (Spikevax) ou Pfizer-BioNTech (Comirnaty). Menores de 18 anos, acompanhados de responsável vacinado, estão isentos de apresentar o comprovante de vacinação, mas devem apresentar exame RT-PCR negativo realizado até 72h antes do embarque (menores de 12 anos isentos). Além disso é preciso preencher o formulário Public Health Passenger Locator Form e submetê-lo de forma eletrônica nas 48h que antecedem a chegada na Bélgica.
Croácia
Exigências: Apresentar resultado negativo em teste RT-PCR realizado até 72h antes da chegada ou de antígeno realizado até 48h antes da chegada, preencher os formulários “Enter Croatia Form” (a ser submetido online antes da partida) e “Passenger Locator Form” (a ser apresentado na chegada).
Espanha
A Espanha reabriu suas fronteiras aos turistas brasileiros vacinados no dia 24 de agosto de 2021.
Exigências: Apresentar comprovante de vacinação completa das vacinas AstraZeneca (Vaxzevria), Janssen, Moderna (Spikevax), Pfizer-BioNTech (Comirnaty), Serum Institute of India, Sinopharm ou Sinovac (Coronavac) há pelo menos 14 dias antes da chegada não precisarão apresentar RT-PCR ou fazer quarentena (não se aplica a menores de 12 anos acompanhados dos pais ou responsáveis vacinados). Também será necessário preencher o formulário “FCS Health Control Form“. Depois de preenchido, basta apresentar o QR code no momento do embarque e na chegada à Espanha.
Estônia
Exigências: Turistas totalmente imunizados com as vacinas Pfizer há 7 dias; AstraZeneca há 15 dias; ou Moderna ou Janssen há 14 dias, podem entrar no país para fazer turismo sem precisar de exame para Covid-19 ou realizar quarentena na chegada. A Coronavac também é aceita, embora o intervalo entre a segunda dose e a viagem não esteja especificado. É preciso também preencher o formulário “traveller’s questionnaire” dentro dos 3 dias que antecedem a chegada ao país.
Finlândia
A Finlândia voltou a admitir brasileiros vacinados desde o dia 25/07/21.
Exigências: Apresentar certificado de vacinação completa das seguintes vacinas: Pfizer-BionTech; Spikevax ( Moderna); Vaxzevria (AstraZeneca); Janssen; Sinopharm; Covishield; ou Coronavac.
A última dose (ou única, no caso da Janssen) deve ter sido administrada há pelo menos 14 dias antes da chegada e o certificado de vacinação deverá constar nome, sobrenome, data de nascimento, nome da vacina, data da(s) vacinação (ões) e confirmação de autenticidade (assinatura, carimbo ou outro tipo de comprovação).
França
Exigências: Apresentar o comprovante de vacinação completa com as vacinas: Janssen há pelo menos 28 dias antes da chegada ou AstraZeneca (Covishield), Moderna ou Pfizer-BioNTech há pelo menos 7 dias da segunda dose antes da chegada. Quem vacinou com a Coronavac poderá entrar desde que tenha tomado a dose de reforço com a Pfizer há pelo menos 7 dias. Preencher declaração de honra.
Menores de 18 acompanhados de pais ou responsáveis não precisam estar vacinados, mas entre 12 e 18 anos é necessário apresentar exame RT-PCR negativo realizado há no máximo 48h antes do embarque.
Holanda
Exigências: Apresentar o comprovante de vacinação completa com uma das vacinas: AstraZeneca (Vaxzevria ou Covishield), AZD1222 (SK Bioscience Co Ltd.), Moderna, Pfizer-BioNTech (Comirnaty), Sinopharm or Sinovac (Coronavac) há pelo menos 14 dias – se a vacina Janssen tiver sido aplicada depois de 14 de agosto o intervalo a ser respeitado é de 28 dias antes da viagem.
Além disso é preciso apresentar teste RT-PCR com resultado negativo feito até 48h antes do embarque ou de antígeno com resultado negativo até 24h antes do embarque, para todos passageiros a partir de 12 anos. Ainda é preciso preencher o formulário “Health Declaration Form” para todos viajantes a partir de 12 anos.
Irlanda
Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo realizado até 72h antes da chegada ou certificado de vacinação completa com as vacinas Pfizer há pelo menos 7 dias; Moderna e Janssen há pelo menos 14 dias; AstraZeneca há pelo menos 15 dias; ou ainda recuperados da Covid-19 nos últimos 180 dias com laudo médico (não se aplica a menores de 12 anos). Todos maiores de 18 anos devem preencher o formulário “Passenger Locator Form” (saiba mais aqui).
A Irlanda está reaberta para viajantes brasileiros, mas exige quarentena
Islândia
Brasileiros vacinados podem viajar para Islândia.
Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo, em dinamarquês, inglês, islandês, norueguês ou sueco, realizado até 72h antes do embarque (não se aplica a menores de 16 anos). Preencher o formulário “Preregistration for visiting Iceland” antes da chegada. Brasileiros devem ainda apresentar o comprovante, em dinamarquês, inglês, islandês, norueguês ou sueco, de que estão totalmente vacinados há pelo menos 14 dias antes da chegada. Brasileiros estão ainda sujeitos a um teste RT-PCR na chegada e quarentena de 10 dias.
Liechtenstein
O pequeno principado de Liechtenstein segue as mesmas regras da Suíça, e está liberado para brasileiros vacinados.
Exigências: Turistas totalmente imunizados há no máximo 12 meses com as vacinas Pfizer, Moderna, Janssen, AstraZeneca, Sinovac e Coronavac/Butantã não precisarão apresentar RT-PCR ou fazer quarentena. Porém quem tiver tomado a vacina da Janssen deverá aguardar o 22º dia após a aplicação da dose única da vacina para o embarque. Passageiros recuperados da Covid-19 há até quatro semanas (com teste positivo para provar) podem entrar com apenas a primeira dose de uma das vacinas acima.
Menores de 16 anos estão isentos de comprovação de vacinação ou teste se viajando com seus pais ou responsáveis legais vacinados. Todos precisarão preencher um formulário com informações de contato e o local de hospedagem.
Portugal
Portugal reabriu dia 1º de setembro para os turistas brasileiros, mesmo os não vacinados.
Exigências: Apresentar teste RT-PCR realizado até 72h antes do embarque ou de antígeno até 48h antes do embarque (não se aplica a menores de 12 anos). Preencher o formulário “Passenger Locator Card (PLCe)“.
Reino Unido
A partir de 11 de outubro turistas que tenham tomado as duas doses de AstraZeneca ou Pfizer, ou a dose única da Janssen há mais de 14 dias poderão utilizar o certificado de vacinação para entrar no país sem precisar de quarentena. A Coronavac, pelo menos por enquanto, não será aceita, valendo neste caso a mesma regra dos não vacinados, com quarentena de 10 dias.
Além do certificado de vacinação, os viajantes vão precisar preencher um formulário antes do embarque e agendar um teste RT-PCR que deverá ser realizado dois dias após a chegada. O custo do teste ficará a cargo do viajante. Crianças com menos de cinco anos estão dispensadas do exame. O governo prometeu aceitar também os testes de antígeno, que são mais rápidos e baratos, mas ainda não definiu uma data para isso.
República Tcheca
Exigências: Apresentar certificado de vacinação (veja como emitir o seu pelo ConecteSUS em inglês com vacinação completa das vacinas Pfizer-BionTech, Moderna, AstraZeneca (Vaxzevria ou Covishield) ou Janssen há pelo menos 14 dias. Além disso é preciso preencher o formulário “Passenger Locator Form” antes de embarcar (não se aplica a menores de 12 anos).
Romênia
Brasileiros totalmente vacinados podem viajar para a Romênia.
Exigências: Apresentar o certificado de vacinação completa há pelo menos 14 dias das vacinas Pfizer, Moderna, AstraZeneca (inclusive Covishield) ou da Janssen – a Coronavac ainda não é aceita. Menores de 3 a 16 anos devem apresentar teste RT-PCR negativo realizado há no máximo 72h antes da chegada na Romênia – crianças de 0 a 3 anos estão isentas.
Sérvia
Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo realizado até 48h antes da chegada (não se aplica a menores de 12 anos).
Suíça
Exigências: Turistas totalmente imunizados há no máximo 12 meses com as vacinas Pfizer-BioNTech, Moderna (Spikevax), Janssen, AstraZeneca (Vaxzevria ou Covishield), Sinopharm e Sinovac (Coronavac) não precisarão apresentar RT-PCR ou fazer quarentena. Porém quem tiver tomado a vacina da Janssen deverá aguardar o 22º dia após a aplicação da dose única da vacina para o embarque. Passageiros recuperados da Covid-19 há até quatro semanas (com teste positivo para provar) podem entrar com apenas a primeira dose de uma das vacinas acima.
Menores de 18 anos estão isentos de comprovação de vacinação ou teste se viajando com seus pais ou responsáveis legais vacinados. Todos precisarão preencher um formulário com informações de contato e o local de hospedagem.
Ucrânia
Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo realizado até 72h antes da chegada ou certificado de vacinação total contra Covid-19 com as vacinas AstraZeneca (Vaxzevria), Janssen, Moderna, Pfizer-BioNTech, Sinopharm ou Sinovac (Coronavac) – não se aplica a menores de 12 anos. É necessário seguro saúde com cobertura para Covid-19. Passageiros não vacinados devem instalar o aplicativo Vdoma no celular (mais detalhes aqui).
Monique Santos
28/10/2021