Devido a falta de profissionais, o sistema público de saúde do Reino Unido viu como solução o recrutamento de estrangeiros para atender a alta demanda, com mais de 200 mil vagas.
As consequências do Brexit, movimento que separa a Grã-Bretanha da União Europeia, levaram diversos trabalhadores nativos de outros países da união a sair do pais, incluindo os relacionados à saúde.
Com a saída de trabalhadores, a média de idade aumenta e a demanda hospitalar e clínica tende a ser mais frequente. A pandemia também acumulou 6 milhões de procedimentos atrasados.
Vagas
- 130.000 vagas enfermeiros e técnicos de enfermagem e estima-se que o governo atual deva criar mais 50.000 vagas na área
- 30.000 vagas para médicos
- 105.000 vagas para cuidadores e enfermeiros em asilos.
As remunerações e salários giram em torno de R$25.000 (£3.333) para médicos e R$17.500 (£2,333) para enfermeiros.
Recrutamento
A agência Health Recruitment UK, responsável pelo recrutamento estrangeiro britânico, iniciou contratações de brasileiros neste ano de 2022 e ajuda candidatos em cada passo do processo de imigração e contratação.
Todo processo pode levar até 6 meses. O NHS (Sistema de Saúde UK) paga os custos dos serviços e taxas de visto, junto aos primeiros três meses e custos de passagens de médicos e enfermeiros, com a ajuda da agência de recrutamento.
São pagos pelos candidatos as provas de inglês e o registro nos órgãos reguladores (NMC – Nursing and Midwifery Council para enfermeiros e GMC – General Medical Council para médicos) mas reembolsados logo em sequência.
Os candidatos precisam ter nível de inglês intermediário (B1) para qualquer vaga e avançado (C1) para vagas de enfermeiros e médicos. Durante o trâmite, ocorrerá a entrevista, aprovação dos profissionais, processo de visto e a contratação.
Para se cadastrar, não há prazos, basta acessar o site healthrecruitmentuk.com e iniciar os processos.
Fonte: Exame
Por Felipe Mina