Mesmo com pandemia de corona vírus e a crise econômica, o número de brasileiros que pediram renovação de visto para Portugal mais que dobrou durante o período. Morar no país continua sendo objeto de desejo dos brasileiros. Só no último ano, o governo português renovou cerca de 60 mil autorizações, quando a pandemia de corona vírus explodiu no mundo. E o Brasil lidera as renovações emitidas para todos os imigrantes.
Diante do cenário de desemprego e descontrole da pandemia no Brasil, voltar não está nos planos de quem já está por lá. Prova disso é a presença dos brasileiros no mercado de trabalho no país. Das 56 mil renovações, mais de 48 mil foram feitas automaticamente no portal do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas apenas cinco mil são de estudantes do ensino superior.
Já o número de primeiras autorizações de residência, concedidas a brasileiros que entraram no país com visto de turista e ainda não tinham documento de permanência, ficou próximo do patamar de 2019, 42 mil em 2020.
Para o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, os imigrantes são peça importante no desenvolvimento do país, que sofre com o desequilíbrio demográfico e em 50 anos poderá ter só metade da população em idade produtiva.
O novo Eldorado também tem problemas, como xenofobia, discriminação e desemprego. Há cerca de 16 mil brasileiros inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Sem sombra de dúvidas, Portugal é o destino para carreira e negócios.
Por Monique Santos
Fonte: Jornal O Globo
Data: 09/03/2020