onload="jActivator()"

Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Portugal segue como um dos principais destinos dos brasileiros no mundo. Nos últimos dois meses, junho e julho deste ano, foram registrados cerca de 300 mil desembarques, quase 5 mil por dia.

O número ultrapassou os 259 mil visitantes após a liberação dos vôos não essenciais, entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022. Foram emitidos cerca de 47,6 mil novas autorizações de residência para cidadãos do Brasil, que representam mais de um terço dos 133 mil documentos concedidos pelo órgão migratório português neste ano. Comparado ao ano de 2016, já é são 210% superior, quando havia 81.251 residentes legais.

Os fins vão de turismo, estudo, até moradia, com muitos permanecendo até alcançarem suas autorizações de residências. Medida essa, não muito recomendada, mas que deve ter uma melhora com ações governamentais que buscam melhorar o mercado de trabalho europeu, como incentivos para atender cidades do interior e áreas com falta de mão de obra.

Neste último caso é onde se encaixam os brasileiros que buscam trabalho para agilizar seus processos de regulamentação no país, atendendo às vagas nos setores de turismo, construção civil e serviços gerais.

Outro fator que influencia este alto número é a proposta de lei de um novo visto para estrangeiros que buscam emprego em solo lusitano, em fase final de aprovação.

FONTE: IG

Por Felipe Mina